Em 1974 deu-se o início do primeiro Curso de Mestrado na Faculdade de Odontologia da UFRJ, na disciplina de Ortodontia. Em 1981 iniciaram-se as primeiras turmas de Mestrado em Odontopediatria e em Periodontia, assim como o Doutorado em Ortodontia. Em 1995 foi iniciado o Doutorado nas áreas de Odontopediatria e em Periodontia.
Em 2005, a CAPES e a Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizaram a necessidade das três áreas se unirem em um único Programa. Assim foi formado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da FO-UFRJ.
Sendo assim, atualmente o Programa prioriza, nas suas três áreas de concentração, o desenvolvimento do pensamento crítico nos discentes, estimulando o desenvolvimento de investigações científicas. O Curso de Mestrado proporciona ao aluno o treinamento clínico qualificado, o preparo para o magistério, o envolvimento com pesquisas de ponta e a integração com as áreas de saúde em todos os níveis. No Doutorado, os alunos realizam o treinamento em docência integrados com o mestrado e a graduação e desenvolve pesquisas nas áreas afins.
Atualmente, o Programa possui nota 5 na CAPES.
ARTIGOS 2020:
An interview with Alvaro Alfredo Figueroa.
Figueroa AA, Franzotti Sant’Anna E, Araujo MT, Lau GW, Maia LH.
Efficiency of different protocols for enamel clean-up after bracket debonding: an in vitro study.
Sigilião LC1, Marquezan M2, Elias CN3, Ruellas AC2, Sant’Anna EF2.
LABORATÓRIOS DE PESQUISA