CARTA DE SERVIÇO AO CIDADÃO
Com a prática da elaboração da carta de serviços ao cidadão, a instituição contribui para uma maior visibilidade dos serviços públicos por ela prestados e legitima a sua imagem perante a sociedade.
A Faculdade de Odontologia, cumprindo o Decreto nº 6.932, de 11 de Agosto de 2009 que institui a “Carta de Serviços ao Cidadão”, disponibiliza os serviços prestados aos cidadãos com o objetivo de contribuir para que a sociedade melhor conheça a Faculdade de Odontologia simplificando o atendimento ao público permitindo que o mesmo participe mais ativamente da vida institucional seja opinando, sugerindo, requerendo, dentre outras possibilidades de interlocução.
Saiba que você tem direito a informação correta e adequada à sua necessidade, informação que gere conhecimento, que lhe dê segurança para fazer escolhas, esse é um direito fundamental! Todos os serviços oferecidos pela Instituição e apresentados no presente documento visam atender as necessidades do cidadão.
Você, cidadão, pode contribuir, com a sua participação a qual é imprescindível para o aprimoramento dos serviços prestados.
Contamos com sua Participação!
FACULDADE DE ODONTOLOGIA 82 ANOS DE TRADIÇÃO. O Curso de Odontologia criado em 1884, anexo a Faculdade de Medicina, formalizou sua autonomia transformando- se em instituição, através do decreto nº 23.512 tornando-se Faculdade de Odontologia da UFRJ, em 28 de Novembro de 1933.
A Faculdade de Odontologia da UFRJ oferece o Curso de Graduação em Bacharel em Odontologia, cursos de extensão, especialização, mestrado, e doutorado, bem como, prestação de serviços odontológicos à comunidade, tais como: atendimento clínico e/ou cirúrgico, realização de exames complementares de radiografia e laboratoriais para diagnóstico de doenças da cavidade oral.
A Unidade é composta pela Direção e setores ligados a ela e por cinco departamentos: Patologia e Diagnóstico Oral; Odontologia Social e Preventiva; Odontopediatria e Ortodontia; Clínica Odontológica; e Prótese e Materiais Dentários.
A Instituição conta com aproximadamente 171 servidores, entre professores e técnicos administrativos. Desde a sua criação, a Faculdade vem desenvolvendo um importante trabalho de ensino, pesquisa e extensão, promovendo assistência às comunidades.
Para a formação profissional julgamos que a integridade, a multidisciplinaridade são ingredientes essenciais para atenção em saúde.
Todo tratamento oferecido nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ) será executado por alunos devidamente matriculados no curso de Graduação, Pós Graduação e Extensão em Odontologia desta Faculdade, sob supervisão e orientação dos Professores, Odontólogos, Estagiários (cirurgiões-dentistas formados sem vínculo empregatício) e Monitores (alunos que já cursaram a disciplina em que estão atuando).
A Faculdade de Odontologia esta localizada a:
Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 / 1º andar.
Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21.941-913
Informações genéricas de atendimento:
Telefone: (055 21) 3938-2009 ou 3938-2019
e-mail: ssocial@odonto.ufrj.br
Informações
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Prédio do CCS – Bloco K – 2° andar – Sala 56
Ilha da Cidade Universitária
Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21.941-902
Telefone: 21 3938-6438
gabinete@odonto.ufrj.br
secgab@odonto.ufrj.br
Tratamento Dentário: 21 3938-2019
Curso Graduação: 21 3938-2007
Curso Pós-Graduação: 21 3938-2008
Mantendo padrão de qualidade num processo de ensino e aprendizado a Faculdade de Odontologia presta atendimento a comunidade. Estas atividades integram a formação profissional dos nossos estudantes.
O planejamento e execução dos tratamentos dentários são supervisionados e desenvolvidos em diferentes departamentos onde existem clínicas específicas de atendimento.
Cabe ressaltar que Faculdade de Odontologia não tem vínculo com o SUS, e todo serviço prestado tem cobrança estabelecida por cada departamento. Cabendo ao Serviço Social entender esse indivíduo em sua totalidade, realizando entrevista socioeconômica.
SISTEMÁTICA DO SERVIÇO
Todas as atividades clínicas são planejadas e desenvolvidas em conformidade com o calendário letivo do curso.
Primeiro passo: Após a triagem, o paciente é cadastrado no banco de dados de cada clinica.
Segundo passo: Em função da dinâmica do planejamento das atividades clínicas, os pacientes são convidados, por telefone, a comparecerem em dia(s) e hora(s) previamente agendados, para iniciarem o tratamento.
Terceiro passo: Após os procedimentos rotineiros de diagnóstico e planejamento, são definidos os tipos de tratamentos propostos, baseados nas necessidades acadêmicas para formação do aluno.
Quarto passo: O paciente é informado sobre as possibilidades de tratamento e custos e, se livremente concordar, assina termo de consentimento, no prontuário odontológico.
Quinto passo: Execução do(s) tratamento(s) odontológicos propriamente ditos, pelos estudantes, sob supervisão dos professores, de acordo com calendário acadêmico.
Como saber quando será atendido?
O solicitante será contatado por telefone assim que houver disponibilidade de vaga para seu atendimento. Caso não haja vaga imediata, o nome do paciente será colocado em uma lista de espera.
Qual é o prazo máximo para a prestação do serviço?
A duração é variável e é estabelecida conforme a gravidade e evolução do caso no decorrer do tratamento e de acordo com o calendário escolar.
Qual é o tempo de espera para conseguir uma vaga?
O tempo de espera por uma vaga é expressivamente variável e depende, em primeira instância, do número de pacientes que solicitam o atendimento e da disponibilidade do horário dos alunos para realizarem os atendimentos.
Qual é o tempo de espera para o atendimento diário?
Os horários são cumpridos, não havendo, portanto, espera para a realização do atendimento.
Qual é a responsabilidade do usuário das Clínicas da Odontologia?
O usuário dos serviços prestados pela clínica deverá ter o compromisso de comparecer no horário marcado e não poderá faltar às sessões de retorno por mais de duas vezes consecutivas sem justificativa prévia, ou por quatro atendimentos mesmo com justificativa; caso contrário, será indicada a sua alta administrativa e será chamado o próximo inscrito pela ordem de cadastro no setor de triagem. O paciente deve permanecer na clínica por todo o período da atividade programada. Repetidas saídas antes do tempo resultarão em cancelamento do atendimento e chamada do próximo paciente da fila de espera.
Nas clínicas de reabilitação, após o planejamento do tratamento, o usuário que necessitar de serviços laboratoriais de prótese, será informado que tais serviços são terceirizados, e com base nas tabelas de preço que lhe serão mostradas, ficará ciente do provável valor que deverá pagar diretamente ao laboratório. É de responsabilidade do usuário o compromisso financeiro com o laboratório de prótese que ele escolheu, para que seu tratamento seja concluído. Pacientes com dois débitos de consulta acumulados não poderão ser atendidos e terão prazo máximo de 30 dias para quitar o débito.
Qual horário de funcionamento da Faculdade de Odontologia?
8 às 17h (parte academica e administrativa)
Horário de funcionamento ao público: 9 às 12h e 14 às 17h
Como Funciona o atendimento?
O atendimento a comunidade depende da necessidade de cada um. Cada departamento da assistência em áreas especifica. Informações detalhadas de como e quando cada departamento oferece assistência a comunidade podem ser obtidas nos departamentos de clinica, prótese, pediatria e ortodontia, radiologia e patologia e odontologia social.
Informações de Funcionamento dos departamentos da Faculdade
PATOLOGIA E DIAGNÓSTICO ORAL
Secretaria: (21) 3938-2071
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira de 8 às 17h
Setor de Patologia: (21)3938-2087
Setor de Radiologia: (21)3938-2043
Recepcionista: Jussara Borges Pinheiro e Leila Soares de Souza
Setor de Estomatologia e Diagnóstico Oral: (21)3938-2046
Recepcionista: Flávia
E-mail: patologia@odonto.ufrj.br
Endereço: Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 / 1º andar.
Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-913
Horário atendimento ao publico setor de pessoal:2° à 6° de 9:00hs as 16:00hs
O Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da FO-UFRJ oferece serviços de Radiologia Odontológica, Estomatologia e Patologia Bucal.
Radiologia Oral
Setor de Radiologia: (21) 3938-2043
Recepcionista: Jussara Borges Pinheiro e Leila Soares de Souza
O Serviço de Radiologia Odontológica realiza exames radiográficos convencionais e tomografia odontológica. O serviço funciona 2ª feira das 09:00 às 15:00h, 3ª a 5ª feira das 08:00 às 15:00h e 6ª feira de 08:00 às 14:00h. É cobrada uma taxa de acordo com o valor do exame, e havendo impossibilidade no pagamento o paciente é encaminhado ao setor de Serviço Social.
Patologia Oral
Setor de Patologia: (21) 3938-2087
O serviço de Patologia Bucal oferece o serviço de Anatomia Patológica para as lesões de boca submetidas à biópsia, coleta
citopatológica ou remoção cirúrgica. O serviço do Laboratório de Patologia Oral é gratuito e funciona de 2ª à 6ª feira das 09:00 às 16:00h.
Estomatologia
Setor de Estomatologia e Diagnóstico Oral: (21) 3938-2046
Recepcionista: Flávia
O Serviço de Estomatologia, ou Diagnóstico Oral, realiza atendimento a pacientes portadores de lesões de boca. O serviço funciona de 2ª à 5ª feira das 08:00 às 15:00h e 6ª feira de 08:00 às 14:00h. É cobrada uma taxa pela consulta, e havendo impossibilidade no pagamento o paciente é encaminhado ao setor de Serviço Social.
ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Secretária: Regina Célia de Carvalho Abreu e Marilene Teles Silva
Endereço:Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 / 1° andar
Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-913
Telefone da secretaria: (21) 3938-2047 e 3938-2050
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8 às 17h
E-mail: socialepreventiva@gmail.com e socialepreventiva@odonto.ufrj.br
CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Secretária: Vera Lima Sotero
Endereço: Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 325 / 2ª andar, Ilha da Cidade Universitária, RJ-CEP: 21.941-913
Telefone da secretaria: (21) 3938-2033
Telefone da recepção de pacientes: (21) 3938-2048
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8 às 17h
E-mail: clinica.odontoufrj@gmail.com
PRÓTESE E MATERIAIS DENTÁRIOS
Secretárias: Rita de Cássia Donin Lemgruber –ritadonin@odonto.ufrj.br
Simone Peixoto Gama Feitosa
Assistente AdministrativoRegina Celi Martins
E-mail: reginamartins@odonto.ufrj.br
RecepcionistaMarisol Lima da Costa
Endereço: Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325 / 2° andar
Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-913
Telefones da secretaria: (21) 3938-2028 e 3938-2029
Horário de Funcionamento: 08h às 17h
Site: http://www.odontologia.ufrj.br/protese
E-mail: protese@odonto.ufrj.br
ORTODONTIA
Secretária: Diane
Telefone da secretaria: (21)3938-2015
Telefone da recepção de pacientes: (21) 3938-2017
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8 às 17h
Site:http://www.odontologia.ufrj.br/ortodontia
E-mail:posgrad@ortodontia.ufrj.br
ODONTOPEDIATRIA
Secretários: Robson Clóvis de Azevedo e Maria José Chagas
Telefone da secretaria: (21) 3938-2098
Telefone da recepção de pacientes: (21)3938-2101
Site:http://www.odontologia.ufrj.br/odontopediatria/
E-mail:odontopediatria@odonto.ufrj.br
– Triagem: Semanal (sempre às 2as. feiras): Tem que telefonar para agendar: (21) 3938-2101 Ramal 5(Recepção).
– Clínica de Trauma: Sempre as 2as. feiras (não precisa agendar): LIVRE DEMANDA.
– Tipo de Assistência: Prevenção, Tratamento, Acompanhamento, Atendimento a Bebês, sempre as 3as. feiras (manhã e tarde) PRECISA MARCAR HORÁRIO, NÃO É LIVRE DEMANDA.
– Atendimento de Emergência: De2ª à 5ª feira em HORÁRIO INTEGRAL; e 6ª feira no PERÍODO DA MANHÃ: Atendimento de emergência NÃO PRECISA MARCAÇÃO.
– Tipo de Tratamento Oferecido:- Tratamento Preventivo, Orientação de Saúde Bucal e Terapias Odontológicas, tais como: Tratamento de Canal, Obturações, Movimento Dentário.
– Telefone: (21) 3938-2101 Ramal 5 (Recepção).
+55-21 3938-6438
gabinete@odonto.ufrj.br
Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325
Rio de Janeiro/RJ – CEP: 21.941-913
– Prédio do CCS
Bloco K – 2° andar – Sala 56
Ilha da Cidade Universitária
Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-902